Sul da Itália - Parte 2

Costa Amalfitana - Praiano

Praiano é uma pequena comuna italiana com pouco mais de 2000 habitantes e uma área de apenas 2 km2 localizada a  aproximadamente 8 kms de Positano e 11 kms de Amalfi. Optamos pela hospedagem neste local e a partir daqui conhecer as outras cidades da Costa Amalfitana pois por ser menos badaladas que as outras, é uma localidade mais tranquila com bons hotéis e preços idem, alem disso sua localização é privilegiada em termos de distância das demais cidades da Costa o que facilita o deslocamento.

Seguimos de Salerno a Praiano de taxi pois  com  malas esta é a melhor opção para quem procura um pouco de conforto, além disso foi também uma oportunidade de conhecer um residente local, pois il conduttore era natural de Salerno e durante a viagem pode nos contar um pouco sobre os locais por onde passamos e também sobre o modo de vida naquela região. Caso você queira uma opção mais economica, poderá utilizar os ônibus da Sita que faz o roteiro Sorrento-Amalfi, saindo do terminal próximo a estação final da Circumvesuviana em Sorrento até a Piazza Flavio Gioia em Amalfi, com paradas em várias cidades ao longo da Costa, incluindo Praiano. Os horários você pode conferir aqui:  http://www.theamalficoast.net/orari_sita_bus_timetables.html

Uma comuna acolhedora - Ao passarmos pelo centrinho de Praiano paramos numa praça para nos informar sobre a localização do hotel, como disse a cidade é mesmo pequena, encontramos sentado na pracinha um nonno que só faltou nos levar até o hotel. Instalados, saímos para almoçar e comprar alguns mantimentos, frutas, etc. do centro até o hotel eram pouco mais de 1,5 km e voltávamos a pé curtindo a paisagem e carregando algumas sacolas com as compras, quando uma van parou ao nosso lado, era il nonno oferecendo uma carona, embora estivéssemos próximos do hotel aceitamos e fomos conversando como amici di vecchia data, já nos sentindo em casa.

Como se locomover pela Costa Amalfitana - Caso você esteja de carro, embora eu não recomende em função das características da SS163 onde o motorista terá pouca chance de curtir a paisagem para se concentrar na direção, escolha um hotel com estacionamento, pois esta é a principal dificuldade nesta região, já que todas as vias são bastante estreitas e praticamente não existem acostamentos ou áreas para estacionar e o preço médio nos estacionamentos privados giram em torno de 5 Euros/hora.

Os ônibus da Sita são muito baratos se comparado com outras opções de transporte e passam com uma certa constância e regularidade, os horários costumam estar afixados nas recepções dos hotéis, mas você pode conferir no link citado acima (lembre-se que você está no Sul da Itália e a pontualidade por aqui não costuma se equiparar as demais regiões da Europa).  

Uma dica, se estiver seguindo em direção a Positano sente-se do lado esquerdo, se for em direção a Amalfi do lado direito, assim você poderá apreciar a paisagem do mar, e na volta escolha os lados opostos.

Os bilhetes são vendidos em tabacarias, bancas de jornal ou em alguns bares, e nao é possível comprar no ônibus; em Amalfi e Sorrento, os escritórios da empresa são também postos de venda de bilhetes; em alguns locais como Praiano, a quantidade de bilhetes disponíveis às vezes não é suficiente para a demanda, por isso recomendo que se puder, planeje e compre as passagens com antecedência e em quantidade suficiente para as viagens que eventualmente pretenda fazer.

O que fazer em Praiano - por ocupar uma pequena extensão territorial, pode ser percorrida toda a pé, desde que você tenha disposição para subir e descer muitas escadas.

A recompensa é enorme pois você irá se deparar com cenários que certamente farão você esquecer o cansaço e recarregar suas energias para continuar o passeio.

Outra atração são as fachadas das casas decoradas com pequenos santuarios, uma tradição da cidade.

Pequenas igrejas antigas espalhadas pela cidade e paisagens de tirar o fôlego.

A Praia de Praiano - Embora o nome praiano remeta a uma cidade cheia de praias, a única praia da cidade ocupa uma pequena extensão e é bem diferente das que estamos acostumados a ver, mas para quem procura águas límpidas para um banho no Mediterrâneo verá que o lugar é aqui.

Caminho para praia

Praia de Praiano

Onde se hospedar - Ficamos hospedados no Maresca  Hotel Praiano, cujos pontos altos foram a recepção do proprietário que nos deu todas as dicas sobre os passeios, restaurantes,  locomoção etc e a enorme varanda do quarto, na verdade um pequeno quintal com vista para o Mediterrâneo.

Trattoria Il Refugio - um restaurante caseiro à beira do Mediterrâneo, encomende sua refeição com antecedência, o chef irá preparar especialmente para você, e se tiver tempo e interesse num curso de culinaria mediterranea aqui é o lugar.

Copyright      -    RST studio de arte digital - 2014