Nossa história

“Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.”                        
                                                                                                                                                                                      Bertold Brecht

 

Em Fevereiro de 2.011, indignados com a situação crescente de violência a que estavam submetidos, um grupo de moradores das Ruas Baltazar Soares, Hilário Freire e Gomes Pedrosa iniciou um movimento que resultou na instalação das câmeras de segurança para monitoramento dessas ruas.

 

Vencida a primeira batalha, a guerra havia apenas começado. As câmeras não acabaram, mas reduziram o número de assaltos que até então vinham crescendo de forma assustadora.

 

Através das imagens foi possível ver quem eram e como agiam os bandidos que entravam em nossas  casas  usurpando nossos bens, frutos de muito trabalho e mais do que isso, instalando um clima de insegurança e comprometendo nossa qualidade de vida. Era preciso avançar para reconquistar em definitivo a paz e a segurança em nossos lares.

 
 
Foi um longo caminho que começou com um abaixo assinado que angariou mais de 2.000 assinaturas, cujo objetivo frustrado pela burocracia e desinteresse das autoridades, era a instalação de uma Base Comunitaria da PM na Praça Batista Botelho. Com o apoio da PM, realizamos no CEU Cidade Dutra uma palestra ministrada pelo Comandante da Cia responsável pela segurança do bairro e que contou com um enorme público,  demonstrando a preocupação dos moradores com o tema Segurança. Em seguida uma caminhada pela segurança, em que a comunidade unida pode desfrutar de uma noite agradável passeando pelas ruas do bairro e resgatando um antigo costume esquecido em função do medo e da insegurança que toma conta da população em geral.
 
E finalmente em Maio de 2011 foi criado o blog cidadedutranaweb.wodpress.com  que logo conquistou uma grande audiência, recebendo visitantes de mais de 40 países colocando nosso bairro em evidência, levando a grande mídia a dar destaque as ações empreendidas pelo grupo de moradores (vide as matérias da TV Gazeta e Jornal Agora), e que acabaram por repercutir também junto às autoridades públicas que passaram a olhar com maior interesse os anseios desta comunidade.
 
Mas, sem dúvida alguma, a maior conquista foi a união dos moradores que vem resgatando um antigo costume há muito esquecido -  a de conhecer e conviver com seus vizinhos, fato que ficou muito evidente durante a I Festa Junina HGB, quando mais de 500 moradores puderam desfrutar de uma noite agradável num clima de muita alegria e descontração.
 
E para dar continuidade e suporte ao blog cidadedutranaweb.wordpress.com, nasceu o site www.cidadedutranaweb.com, uma revista eletrônica com a finalidade de registrar os acontecimentos, divulgar e valorizar tudo que fizer referência ao nosso bairro.

Copyright      -    RST studio de arte digital - 2014